4 de fevereiro de 2016

Indicações de "Mad Max: Estrada da Fúria"

Um dos filmes mais indicados ao Oscar 2016, Mad Max: Estradada Fúria não apenas retoma o trabalho de George Miller como apresenta uma produção completamente nova que conquistou novos fãs e promete se tornar uma das franquias mais produtivas e inovadoras do cinema atual. A produção australiana não era um dos filmes mais aguardados do ano passado, mas, graças à uma divulgação “boca a boca” daqueles que foram assistir ao filme, conseguiu o destaque que merecia e recebeu indicações a importantes prêmios.

O principal triunfo de Mad Max é a concepção artística e visual do filme. O visual rock’n’roll é algo completamente inusitado no cinema atual. Isso combinado com a força imposta pela Furiosa, personagem de Charlize Theron. A personagem conquistou o público do mundo inteiro e provou que os espectadores atuais compram as personagens femininas fortes, e até mais: esperam estas personagens nos filmes. Mesmo com o carisma e boa atuação de Tom Hardy, foi Charlize quem roubou os holofotes de Mad Max: Estrada da fúria.

Apesar de Charlize Theron não ter sido indicada a melhor atriz no Oscar 2016, todos os outros bons atributos do filme foram reconhecidos pela academia. Indicado a Melhor Design de produção, o filme tem grandes chances de levar a categoria, e disputa com filmes mais quadrados com designs mais usuais. O filme também disputa em Melhor efeitos visuais, onde encontra um grande concorrente, Star Wars: O despertar da força. As duas produções também se enfrentam em mais duas categorias, Melhor edição e Melhor mixagem de som. A questão da mixagem é polêmica, pois os dois filmes são muito bons em mixagem, portanto é um debate para outro texto.

Mas o grande adversário de Mad Max é O regresso, o filme estrelado por Leonardo DiCaprio que rendeu ao ator o prêmio de “melhor ator” do SAG awards e também o Globo de Ouro de “melhor ator dramático”. Já na cerimônia do Globo de Ouro, o filme de Alejandro Iñárritu levou duas categorias em cima do de George Miller. São elas Melhor filme e Melhor diretor. Ambos os filmes disputam estas mesmas categorias no Oscar 2016.

Para completar, o filme ainda concorre a Melhor figurino, Melhor maquiagem e cabelo e Melhor fotografia. Com nove indicações, Mad Max pode ser um dos filmes mais premiados da noite, porém, é possível que o filme não leve mais do que duas categorias. A Academia do Oscar geralmente não premia muitos filmes de ação, pelo menos não nas grandes categorias. O palpite mais certo é a premiação do Design de Produção.


Num quadro geral, Mad Max: Estrada da fúria é o filme mais inusitado dentre os indicados ao Oscar 2016. Os demais filmes, ainda que bons e que mereçam suas premiações, filmes como O regresso, Carol, Perdido em Marte, Ponte dos Espiões e A grande aposta são os grandes premiados todos os anos pela Academia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário