7 de fevereiro de 2016

A 5ª Onda

Lançamento: 21/01/2016
Dirigido por: J. Blakeson
Com Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe, Liev Schreiber entre outros
Gênero: Ficção Científica, Aventura, Drama
Nacionalidade: EUA


Cassie Sullivan (interpretada por Chloë Grace Moretz) é uma garota comum do ensino médio sem qualquer preocupação fora do comum. Apenas a vida social, notas e os interesses amorosos. Mas um dia sua vida inteira começa a mudar inesperadamente. O mundo todo começa a sofrer de forma surpreendente com ataques alienígenas classificados como ondas. Cada onda com sua característica específica, desde destruição em massa a armas biológicas, infiltração e o corte de energia elétrica. Então Cassie e sua família se veem levados a se mudar para um acampamento comunitário. É então que a intervenção do exército acontece, dentre eles estava o Coronel Vosch (interpretado por Liev Schreiber), e separa Cassie de seu irmão mais novo com a intenção de levá-lo e todas as outras crianças para um abrigo onde ficariam seguras. Nesse momento ela se sente na obrigação de se reunir e cuidar novamente dele, mesmo que tenha que percorrer quilômetros sozinha enfrentando qualquer um que se ponha em seu caminho, seja humano ou alienígena.

O filme tem um começo bem promissor, mostrando o cotidiano de Cassie sendo levemente alterado até o ápice onde ela tem que se virar sozinha para sobreviver. São contadas também cada uma das quatro ondas e como afetaram o mundo e a família da protagonista. Elas deixaram a sensação de que poderiam ser um pouco melhor exploradas, mas não é o que realmente compromete o filme. E é de se imaginar que o foco seria na onda mais recente devido ao título.

Infelizmente parece que o filme não sabe sobre o que ele mesmo quer apresentar. Ele usa de fundo uma ficção científica que é bem mal explorada, incluindo as motivações dos alienígenas que se mostram bem rasas, e o drama de uma garota adolescente sozinha lutando contra qualquer um que ficasse no caminho dela para resgatar sua família acaba virando uma aventura juvenil com direito a romance. Há dois interesses românticos da protagonista, Ben Parish (interpretado por Nick Robinson) e Evan Walker (interpretado por Alex Roe). O primeiro ao contrário do que parece no início, parece se desenvolver bem e cria uma relação com o irmão de Cassie na base militar, e é alguém importante para a trama, porém ele acaba perdendo espaço (assim como a própria protagonista) para a apresentar este segundo personagem, Evan, que a mera existência já não contribui para a trama. Este personagem é responsável por trazer quase todos os clichês que um filme assim poderia ter. E não é exagero dizer isso, mesmo que antes dele o filme já seguisse por um caminho nada surpreendente.


No fim somos apresentados a apenas mais um filme qualquer, que não dá nem para dizer que é sobre alienígenas sem ter um pouco de dúvida quanto a afirmação, e uma moral sobre amor e compaixão humana que pode-se encontrar em qualquer filme de fábula da Disney. Nem as atuações nem os efeitos especiais são grande coisa, mas não é algo a se reclamar, são todos satisfatórios ou medianos. E para Chloë, já não é o primeiro filme em que ela cai na mesmice de uma relação amorosa, mas é ao menos interessante vê-la  num papel que seja bem o oposto de Hit-Girl, seu personagem em Kick-ass, sendo amedrontada e indecisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário