8 de fevereiro de 2016

Spotlight - Segredos Revelados


Lançamento: 07⁄ 01⁄ 2016
Dirigido por: Tom McCarthy
Com Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams e outros
Gênero: Drama , Suspense
Nacionalidade: EUA





Baseado em uma história real, o filme conta a história de um grupo de jornalistas de Boston que participam de um projeto especial chamado Spotlight. Essa pequena redação se encarrega de investigar casos de difícil resolução nos tribunais e expô-los em matérias com grande destaque. Desta vez, a equipe busca informações acerca de membros do clero abusando sexualmente de crianças em igrejas. A cada passo, a investigação se aprofunda e eles percebem que a história é mais complicada do que pensavam. O filme recebeu seis indicações ao Oscar 2016.

Spotlight – Segredos Revelados possui um dos melhores roteiros dos últimos anos. Primeiramente, o texto consegue retratar de forma bastante emocionante a relação entre os padres e as crianças abusadas. Em vários momentos, o roteiro tocou na questão emocional para tentar explicar o comportamento das crianças e a falta de envolvimento dos pais. Outro ponto forte do texto é a profundidade que ele aborda. Ele não apenas expõe o comportamento dos padres, como também condena a Instituição por seu acobertamento de casos e a própria corrupção envolta na Igreja Católica. Por fim, o roteiro ainda consegue colocar em cheque o comportamento de todos aqueles que participam da Igreja e que, apesar de saberem dos casos de estupro, não fazem nada contra este absurdo. Não a toa, o roteiro foi indicado a categoria de Melhor roteiro original.

O filme tem um elenco excelente, repleto de ótimos atores em ótimas atuações. Liev Schreiber é um dos principais destaques, que, apesar de não dar muito as caras durante o filme todo, faz sábias aparições, muito bem inclusas na trama. Também Michael Keaton consegue se apresentar muito bem em seu papel, levando bem o ritmo da narrativa. No entanto, Rachel McAdams e Mark Ruffalo são as principais figuras neste elenco recheado. Os indicados a Melhor ator e atriz coadjuvantes. Ruffalo faz por merecer a indicação, novamente, e até quem sabe, o prêmio.

Spotlight consegue respeitar a sua própria proposta. Criticando a Instituição “Igreja Católica”, o roteiro não toma partido de nenhuma religião. De forma completamente imparcial, o drama trabalha tanto para chocar quanto para conscientizar. O filme trabalha no ritmo da narrativa de forma muito consciente, começando de forma lenta e acelerando enquanto iam se aprofundando no caso.

Dentre os filmes que concorrem ao Oscar, arrisco dizer que Spotloght - Segredos Revelados seja um dos melhores, merecendo, de fato, a indicação a Melhor filme. Com um roteiro surpreendente e elenco muito competente, o filme embala um drama e thriller fantástico que, com certeza, faz com que os espectadores saiam do cinema pensando sobre o filme. Diferentemente de alguns filmes do Oscar, este é um filme que será lembrado daqui há alguns anos pela sua história fascinante e roteiro incrível.


Spotlight – Segredos Revelados ainda concorre a categoria de Melhor edição e o diretor Tom McCardy concorre (além de como roteirista) a Melhor diretor


Nenhum comentário:

Postar um comentário