14 de fevereiro de 2016

Deadpool


Lançamento: 11⁄ 12⁄ 16
Dirigido por: Tim Miller
Com Ryan Reynolds, Morena Baccarin, Ed Skrein e outros
Gênero: Ação, Aventura , Comédia
Nacionalidade: EUA, Canadá

Wade Wilson (Ryan Reynolds) é um ex-militar que abandonou a carreira para se tornar um criminoso. Quando um câncer atinge sua vida, ele se vê prestes a perder todos os luxos que conquistou e, também, o amor de sua noiva. Neste momento, surge uma proposta de transformá-lo em um herói, algo que poderia salvar a sua vida e curá-lo de sua doença. Wade aceita os experimentos e se torna o sarcástico Deadpool. O filme, produzido pela Fox, é o primeiro do gênero de super-heróis no ano de 2016, e pertence ao universo expandido dos X-men.

Os fãs de quadrinhos sabem o que a Fox fez aos seus super-heróis e não perdoam de jeito nenhum. Porém, nenhuma adaptação era mais imperdoável do que o Deadpool que surgiu em X-men origens: Wolverine. Desde então, não apenas a Fox acumulou o ódio dos fãs, como também o ator Ryan Reynolds que também tentou viver Hal Jordan, o Lanterna Verde, no filme de 2011. Outro fracasso. Deadpool tornou-se então, a redenção. O ultimato de Reynolds e da Fox.

O maior defeito da Fox, quando adaptou o herói pela primeira vez, foi tentar torná-lo crível. Na época, personagens com colante eram mal vistos e sempre ridicularizados. Existia uma dedicação em fazer com que tudo soasse real e possível. O mercenário tagarela não poderia entrar num colante vermelho, porque ninguém acreditaria neste personagem. Tentaram fazer uma versão sombria e realista de um personagem que é universalmente conhecido pelo sarcasmo. Logicamente, a Fox falhou.

Com o passar dos anos, tudo o que a produtora fez foi escutar ofensas e críticas aos personagens que tentou adaptar e, com o crescimento do Universo Cinematográfico da Marvel, ficou claro que estava na hora de tentar outra vez. Os fãs receberam muito bem um teste de câmera que saiu na internet e a Fox começou a produzir Deadpool. O primeiro grande acerto da produtora.

Primeiramente, a Fox entendeu quem é o Deadpool. Trouxe para o cinema um personagem sarcástico, inconveniente, com muito teor sexual e com o colante vermelho, é claro. A produtora anotou todas as críticas que recebeu durante anos e, com elas, fez piadas, insistentemente e o tempo todo. Se eles entenderam as reclamações ou não, isso não importa. O que importa foi que eles transportaram as piadas que os fãs faziam para a tela e fez com que Ryan Reynolds as repetisse em alto e bom som.

Muito sexo? Claro, por quê não? O filme era arriscado por ter muito sexo e palavrão, mas, considerando o baixo orçamento, tenho certeza de que Deadpool irá faturar muito dinheiro e garantir a sua continuação. O filme seguiu todo o clamor popular e acertou em todos os pontos. Por ter ficado com classificação “18 anos” em maior parte do mundo, é provável que muitos não possam ver o mercenário tagarela, que já foi banido da China e Uzbequistão. Mas a boa notícia é que, no Brasil, a classificação é 16 anos.

O filme conta ainda com excelentes personagens secundários como Colossus, Al Cega e a Megasonic Teenage Warhead, que, não só contribuem para o desenvolvimento do Deadpool como se encaixam muito bem na trama, tendo seus próprios momentos de estrelismo. A trilha sonora também é fantástica.


Para finalizar, ficam dois perigos do filme. O primeiro, irresponsabilidade paterna. Apesar de ser um filme de super-heróis, este não é um filme para crianças. Todo o marketing trabalhou muito bem para deixar isso claro. Então, pais responsáveis, não levem seus filhos, porque o conteúdo não é para eles. O que acontecerá é que muitos levarão crianças de sete anos para ver o “moço de vermelho” e vão sair do cinema condenando o filme. Classificação indicativa não é apenas um número. É uma lei. CUMPRAM-NA! O segundo perigo que o filme corre é o sucesso. Caso a Fox fature muito com a produção, pode se que queiram usar o personagem a todo tempo, e isso claramente não iria funcionar. Lembrem-se do que aconteceu com o Wolverine!


Nenhum comentário:

Postar um comentário