18 de fevereiro de 2016

O quarto de Jack


Lançamento: 18⁄ 02⁄ 2016
Dirigido por: Lenny Abrahamson
Com Brie Larson, Jacob Tremblay, Joan Allen e outros
Gênero: Drama , Suspense
Nacionalidade: Canadá , Irlanda



Joy (Brie Larson) e Jack (Jacob Tremblay) vivem em isolamento, dentro de um quarto. Aos dezessete anos, a mulher foi sequestrada e engravidou do seu sequestrador. Com medo de que seu filho fosse ter uma vida sofrida, ela lhe contou que o mundo se resumia àquele quarto e que tudo mais era o Espaço. Finalmente, quando uma chance de escapar parece inevitável, o pequeno Jack se vê livre em um mundo que não conhece. Joy passa a ter que explicar tudo para seu filho, que nunca conheceu nada daquilo. O filme foi indicado a quatro estatuetas do Oscar, incluindo Melhor filme.

O quarto de Jack é um relato impressionante de um pequeno garoto que vê o mundo pela primeira vez. O roteiro, baseado no livro homônimo, é repleto da inocência e imaginação de Jack e toca em questões psicológicas e sociais muito íntimas. Apesar de ser um drama, a história não deixa, de certa forma, de ser feliz, pois é o relato de um menino encontrando tudo pela primeira vez. O roteiro trabalha muito bem a história do pequenino e de sua mãe, de forma muito tocante. Talvez pudesse ter trabalhado um pouco mais a relação entre a criança e o avô, que foi, de certa forma, tangenciada, mas ainda é um grande roteiro, digno da indicação a Melhor roteiro adaptado.

O ponto altíssimo do filme é a atuação incontestável de Jacob Tremblay. O ator-mirim provou que tem muita habilidade em atuação e foi incrível em seu papel. O pequeno Jack é o protagonista do filme e fala com muita ingenuidade e encantamento. Definitivamente, foi a melhor escalação do elenco e deixa claro que é capaz de muita coisa no cinema. Infelizmente, não foi indicado ao Oscar, mas é certo que deixaria muitos atores experientes no chinelo. Jacob chegou a concorrer ao SAG Awards, na categoria de Melhor ator coadjuvante em filme, mas perdeu o prêmio para Idris Elba. Ainda assim, ficou bastante claro na premiação que ele estava contente com a indicação. Jacob Tremblaya ganhou o Critics Choice Awards pela categoria Melhor ator-mirim.

O papel de Joy também foi muito bem desempenhado por Brie Larson. A atriz, indicada ao Oscar de Melhor atriz, conseguiu entregar a carga emocional que a personagem pedia. Brie interpretou uma mulher que, aos dezessete anos, perdeu toda a possibilidade de escolher a própria vida e foi obrigada a mentir para o seu filho para que ele não se decepcionasse com o mundo em que vivia. A atriz é excelente na parte dramática, mas acaba sendo ofuscada pelo brilho de Jacob Tremblay. Mesmo assim, uma brilhante atuação. Brie venceu a categoria Melhor atriz principal no SAG Awards.


O filme é tocante em vários aspectos. Ele é divertido e também triste, consegue tratar tudo com a devida atenção, sem tentar ser engraçadinho demais ou triste demais. Em alguns momentos, possui uns cortes estranhos, mas nada comprometedor ou bizarro, apenas questionáveis. O elenco é excelente e muito coeso. Com certeza é uma grande história e um excelente filme, mas dificilmente leva a categoria Melhor filme. O diretor Lenny Abrahamson concorre a Melhor diretor, mas é outro prêmio que dificilmente será levado. Contudo, a indicação é muito certa e reconhece o esforço e dedicação do diretor para emocionar o público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário