22 de fevereiro de 2016

A garota dinamarquesa


Lançamento: 11⁄ 02⁄ 2016  
Dirigido por: Tom Hooper
Com Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Ben Whishaw e outros
Gênero: Drama , Biografia
Nacionalidade: EUA , Reino Unido , Alemanha




A garota dinamarquesa conta a história biográfica de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu com o nome de Einar Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de troca de gênero. O filme conta a história que inspirou a coragem de Lili a tomar esta decisão e como o seu relacionamento com a sua esposa Gerda (Alicia Vikander) reagiu a esta história. O filme concorre a quatro categorias do Oscar.

A escolha do assunto, por si só, já é fantástica. Uma história muito emocionante e que o cinema precisava contar. Desta forma, já era de se esperar que A garota dinamarquesa fosse ser um filme tocante e muito emocionante. Em alguns momentos, o filme se arrisca em cenas mais ousadas do que o que se espera, mas mantém uma narrativa suave e muito bem trabalhada. Somente uma coisa pode diminuir a grandiosidade do filme: a alta expectativa. O filme entregue é bastante quadrado e, por mais que seja emocionante, é tão somente o que prometia ser, sem surpreender demais.

Contudo, a melhor coisa do filme é, certamente, Eddie Redmayne. O ator, vencedor do Oscar ano passado por A teoria de tudo, é brilhante no papel de Lili Elbe. Redmayne abraçou a personagem de tal forma que conseguia convencer ao público de que era uma mulher de verdade. Mesmo nas cenas em que estava vestido de homem, Einar Wegener parecia ser uma mulher. Esta ideia é muito bem trabalhada pelo filme em todos os seus aspectos. O roteiro, a atuação de Eddie Redmayne e até a direção conseguiram captar essa transformação de Einar em Lili de forma natural e majestosa. Redmayne está mais uma vez indicado ao prêmio de Melhor ator e concorre com Leonardo DiCaprio, além de muitos outros.

Apesar de não ter sido indicado, o roteiro também não deixa a desejar. Imbuído de muita delicadeza e sensibidade, os roteiristas conseguem expressar através de um excelente texto o sentimento da personagem e de todos os que a cercam. No entanto, o filme foi indicado a Melhor figurino e Melhor design de produção. As duas indicações, embora muito justas, não devem ser vencidas pelo filme, devido aos fortes concorrentes que encaram nas decisões.

A atuação de Alicia Vikander, já premiada em outras ocasiões, pode levar mais um troféu. A atriz, indicada a Melhor atriz coadjuvante, é, com certeza, uma aparição e tanto no filme. O papel de Gerda é fundamental dentro da trama de Lili Elbe e aproxima o público da personagem vivida por Eddie Redmayne. Muito embora o texto deixe muito claro o sentimento de Lili, é com Gerda que o público vai se identificar, pois verá espelhado na personagem uma série de preconceitos e ignorâncias que carregamos até hoje se destroçarem diante das reações de Alicia Vikander.


Um excelente filme para ser visto, muito embora não dispute na categoria de melhor filme. Como disse anteriormente, é um filme quadrado que não surpreende, mas é muito emocionante e construtivo. A atuação de Eddie Redmayne é brilhante e prova que é apenas uma infeliz coincidência que o ator esteja indicado ao Oscar e ao Framboesa de Ouro (onde concorre a pior ator coadjuvante pelo filme O destino de Júpiter).


Nenhum comentário:

Postar um comentário