23 de fevereiro de 2016

Razzie: Cinquenta tons de cinza e O destino de Júpiter

Já no próximo sábado (27), o prêmio Framboesa de Ouro irá premiar os piores filmes de 2015. Já comentamos aqui sobre as indicações de Pixels e Quarteto Fantástico e agora vamos mergulhar nas indicações de O destino de Júpiter e Cinquenta tons de cinza. Ambas as produções contam com seis indicações, competindo, em sua maioria, um com o outro.


É importante frisar que os comentários e especulações aqui dispostos são de total responsabilidade e vidência de Guilherme Moraes.

Cinquenta tons de cinza é um filme que tenta se aproveitar do sucesso do livro homônimo que conseguiu, entre polêmicas e apoio dos fãs, ser um sucesso de vendas. Era de se esperar que o filme chamasse mais atenção para o público e, de fato, a divulgação foi excelente. O filme conta ‒ é verdade ‒ com uma boa trilha sonora, tanto que é indicado ao Oscar por melhor canção original. O resto do filme é uma tentativa falha de produzir um pornô de alto investimento.

No sexo, o filme não entrega. Como já me posicionei no texto “Quem tem o pior roteiro?” , falta explorar a veia erótica do filme, que se contenta em apresentar Anastasia como uma mulher de pouca personalidade. Já havia dito que Cinquenta tons de cinza é o meu favorito para Pior roteiro e aproveito para afirmar que Dakota Johnson é minha favorita para Pior atriz. O elenco da produção é muito fraco e totalmente sem química, não a toa, Jamie Dornan também está sendo indicado a Pior ator. Como a química entre Dakota e Jamie não funcionou em nenhum sentido, também são os favoritos para vencer a categoria Pior combo em cena. O filme ainda concorre a Pior filme e  Pior diretor, pelo trabalho de Sam Taylor-Johnson, mas são categorias em que disputam com filmes piores. Ou seria melhor dizer com um filme pior?

Andy e Lana Wachowski fizeram grande sucesso com Matrix e, desde então, tentam emplacar um sucesso de mesmo tamanho. Felizmente, para eles, conseguiram o desejado sucesso com a série Sense 8 do Netflix, mas, antes disso, amargaram outro fracasso: O destino de Júpiter. A produção é nada mais, nada menos, que uma megalomania da parte dos dois diretores. Os Wachowski tinham a pretensão de criar algo fantástico e impressionante, mas, um filme com péssimo roteiro e pouco trabalho nos efeitos visuais resultou em uma produção escabrosa e que agora concorre a seis categorias do Framboesa.

O elenco é realmente terrível na sua atuação. Ainda que conte com atores de altíssima qualidade, foram extremamente mal dirigidos e, assim, tiveram atuações esquecíveis. Um deles é Eddie Redmayne que está indicado a Pior ator coadjuvante. Embora seja difícil que o ator vença a categoria, a indicação não deixa de ser uma mancha na sua carreira que pode ser muito bem ofuscada se o ator vencer o Oscar de melhor ator. A atriz Mila Kunis, protagonista do filme, também concorre a Pior atriz, categoria que deve perder para Dakota Johnson. No entanto, teremos um grande vencedor (ou perdedor), já que a atuação de Channing Tatum é tão horrorosa que deve coroá-lo o Pior ator. Sorte a dele que está irreconhecível no papel. Talvez esqueçam logo...

A grosso modo, os grandes responsáveis pelo horror que foi O destino de Júpiter são os irmãos Wachowski que, não contentes do fracasso da produção, ainda foram à mídia alegar que aqueles que não gostaram do filme, não o entenderam de fato. Uma acusação prepotente que só prova o falta de decência do filme. Por estas e outras, Lana e Andy Wachowski merecem levar o prêmio de Pior diretor e Pior filme. Já que o pior roteiro já está nas mãos de Cinquenta tons de cinza.


Fique ligado para mais matérias do Oscar e do Framboesa de Ouro e compartilhe suas impressões com a gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário