24 de fevereiro de 2016

Ponte dos Espiões


Lançamento: 22/ 10/ de 2015
Dirigido por    Steven Spielberg
Com Tom Hanks, Mark Rylance, Scott Shepherd e outros
Gênero : Suspense
Nacionalidade: EUA



Autora convidada: Luísa Cruz

Ponte de Espiões se passa durante a Guerra Fria e narra a historia de James Donovan (Tom Hanks), um advogado de seguros que se vê em um dilema quando é convocado pelo governo americano para defender um dito espião da União Soviética. O que seria aparentemente um trabalho fácil se torna uma luta de caráter quando Donovan se depara com a imparcialidade da justiça norte americana e começa a tentar poupar Rudolf Abel, o espião, da cadeira elétrica.

O que mais surpreende nesta história é o rumo que os acontecimentos levam, provando que a trama se enfoca nos atos de James Donovan e não nos crimes de Abel. Com isso o filme consegue mostrar bem os valores da sociedade em que James acredita e que tem de contrariar para que possa defender o seu cliente. Ele possui um andamento lento e bem atípico se tratando de um filme que se passa em período de guerra, porém isso não é uma desvantagem, mas sim um adendo à essência do longa que, com poucas falas e quase nenhuma cena de ação propriamente dita, consegue passar a mensagem e a complexidade da situação em que o personagem se encontra.

Em sua quarta parceria com Steven Spielberg, Tom Hanks não deixa a desejar conseguindo de maneira sutil dar vida à James Donovan, visto que teria tudo para que a atuação se tornasse um clichê, entretanto não é isso que ocorre, pelo contrário, Tom chama a atenção para as particularidades do personagem sem tirar o foco do que o filme quer passar, que é o contexto entre EUA e URSS. O longa recebeu cinco indicações no Oscar, incluindo a de Melhor filme e melhor direção de arte, algo em que ele se destaca posto que é a fotografia que dá ao filme o ar da época e do drama vivido pelo advogado, o que ajuda qualquer um a se conectar com o enredo.


Seu final é previsível, contudo isso não invalida a qualidade que o filme apresenta porque seu foco não reside no desfecho, mas sim na relação entre Donovan , a sociedade em que vive e em como isso vai sendo modificado de acordo com as escolhas que o personagem toma. Para aqueles que gostam de filmes relacionados à guerras este é um bom indicado pois te da uma nova perspectiva dos acontecimentos da época ao mesmo tempo em que te prende nas nuances vividas pelo protagonista. Se esse não for o caso, ainda vale a pena assisti-lo somente para descobrir sobre a vida de James Donovan, já que o filme se baseia em fatos reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário