25 de fevereiro de 2016

Academia do Framboesa de Ouro - Um lugar onde ou se chuta cachorro morto ou se aproveita do sensacionalismo

Autoras: Sophia e Ninah Braga

Todos os anos quando saem a lista de indicados ao Oscar cinéfilos mundo a fora urram de dor. Quando sai a lista de vencedores a facada já é fatal. Se a Academia criou ao seu redor uma indústria patética de premiações satélites e uma categoria de filme incompreensível, o famoso "isca de Oscar"(Aqueles filmes feitos sob medida para agradar a conservadora Academia) , existe um prêmio que consegue incrivelmente superar o nível de pretensão da academia e a todo momento se rebaixar um pouco mais, o Framboesa de Ouro. 

Vamos então por etapas: 

Parte 1- Chutando cachorro morto (ou Adam Sandler, a Meryl Streep dos Razzies) 

Nada mais precisa ser dito sobre a parte 1 que pode incluir também Segurança de Shopping 2, Jennifer Lopez, A Ressaca 2,  A Centopeia Humana 3 (!) e o resto dos indicados como um todo.  No dia que incluírem uma daquelas iscas de Oscar a coisa pode ficar mais interessante.

Parte 2- Como se aproveitar do sensacionalismo 

A presença de Rooney Mara e Dakota Johnson em meio as indicações de Pior atriz e atriz coadjuvante geram algumas discussões bem compreensíveis.  

Começando pelo considerado "Milagre de 2015" Dakota Johnson. Que Cinquenta tons de cinza não seria um ''filme maravilhoso'' todos já sabiam antes mesmo do filme existir. Filme estreado, todos estavam certos, de entendedores à desentendedores do cinema. Mas uma coisa a crítica especializada teve que engolir, a interprete da protagonista Anastasia não só era uma talentosa atriz, como até estava bem no filme mais polêmico e, talvez, brega do ano, ganhando titulo de ''a única parte boa do filme''. Prova maior da loucura que é essa indicação a Pior atriz  é o fato de que, pelo mesmo trabalho, Dakota concorreu ao Bafta de Atriz em ascensão, um dos mais importantes prêmios da indústria. Até que ponto vale a pena empurrar uma atriz só porque o filme dela é ruim? Sinceramente, se alguém consegue se destacar positivamente na maior porcaria devia receber certa atenção.  

Já Rooney Mara, está em um caso especial. A atriz apontada por muitos como a melhor do ano por seu desempenho memorável em Carol está recebendo a atenção do Oscar. Momento Sandra Bulock forçado?  

Indicada aqui como Pior atriz coadjuvante por seu papel como Princesa Tigrinha no filme Peter Pan, gerou muita polêmica por ser uma atriz branca interpretando uma nativa americana. Além do filme em si não ter recebido um retorno lá muito positivo, as críticas não foram em sua maioria positivas e o filme no geral não foi muito bem recebido, mas para muitos Rooney estava longe de estar ruim apesar de ser completamente inadequada para o papel. Mas aí começa a primeira curiosidade, o filme não foi indicado a nenhuma  (nenhuma, nenhuma, nenhuma...) outra categoria do Framboesa de Ouro (!). A única outra indicação também é na categoria Pior atriz coadjuvante  para Amanda Seyfried, que recebeu uma indicação dupla também pelo filme O Natal dos Coopers, e que foi provavelmente empurrada pelo filme natalino , já que sua participação em Pan dura não mais que 5 minutos e não dá nem pra criticar de tão pequena . Esse foi o ano da Rooney Mara, com direito a Prêmio de Melhor Atriz em Cannes e esclarecimentos sobre a insensatez da sua escalação como Tigrinha e a vergonha que sente em ter colaborado no que para ela foi uma grande injustiça com atrizes nativo-americanas (Culpa essa que deveria ter sido dividida com o diretor e os produtores). Aqui não houve nem esforço em esconder, viram uma oportunidade de chamar atenção indicando a atriz. 

Um filme realmente afeta a vida dos atores, não importa se eles estejam de fato ruins ou bons em suas interpretações?  Alguns inteligentes  e perceptivos podem até reconhecer a qualidade no ator em meio a uma grande porcaria mas, aparentemente, muitos vão considerar ele apenas uma parte igualmente odiável do todo.

Tirem suas próprias conclusões, mas uma piada reveladora andou circulando em sites de cinema do mundo todo, nela dizia que quem realmente merecia um Framboesa de Ouro era o próprio Framboesa de Ouro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário