27 de fevereiro de 2016

A Grande Aposta


Lançamento: 14⁄ 01⁄ 2016
Dirigido por: Adam McKay
Com Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e outros
Gênero: Drama , Comédia , Biografia
Nacionalidade: EUA


Autora convidada: Luísa Cruz

Dirigido por Adam McKay, A Grande Aposta revela uma história nunca contada antes de como a crise econômica de 2008 começou. A trama se desenvolve quando Michael Burry (Christian Bale), um economista dono de um fundo lucrativo, prevê uma crise no mercado imobiliário, a base da economia norte americana, e decide apostar contra ele. A partir daí, a notícia se espalha e Jared Vennett (Ryan Gosling), funcionário do Deutsche Bank, tenta vender essas apostas chamadas de CDOs para outras empresas afim de lucrar. Vendo uma oportunidade de expor uma falha gigantesca no sistema, Mark Baum (Steve Carell) decide colocar seu fundo no meio dessa armação e se filia à Vennett, sendo a única companhia a apoiar seu projeto.

Paralelamente à isso, Charlie Geller (John Magaro) e Jamie Shipley (Finn Wittrock), dois iniciantes da Wall Street, se deparam quase que por acidente com todo esse esquema e decidem, com a ajuda de Ben Ricket (Brad Pitt), apostar também para que consigam financiar seu próprio fundo. Tudo isso sem que ninguém de fato acreditasse que o mercado imobiliário pudesse entrar em crise.

O mais impressionante sobre esse filme é a maneira com que o diretor conseguiu juntar três nichos diferentes de personagem, sem nenhuma conexão aparente, e economia (um assunto o qual não temos contato direto) e colocar isso na tela de maneira simples e engraçada sem tirar o peso dos fatos que levaram à crise na economia. Vale também ressaltar o roteiro que torna o andamento do longa bem dinâmico e leve de se assistir, concorrendo ao Oscar de Melhor roteiro adaptado.

Esse filme, que já foi indicado ao SAG de melhor elenco, também entra no Oscar com 5 indicações, dentre elas a de Melhor filme. Entretanto a categoria mais provável para sua vitória é a de Melhor ator coadjuvante, onde Christian Bale só empata com Tom Hardy, O Regresso. O personagem de Bale possui uma personalidade muito fácil de se tornar uma caricatura, porém ele conseguiu ser Michael Burry com destreza e sem nenhum exagero, baseando sua atuação nas sutilezas.

O filme pode ser indicado para qualquer tipo de público, pois, apesar de abordar um assunto muito complicado que é a economia, usa de tiradas cômicas e métodos não usuais para explicar as partes mais cabulosas de Wall Street. Porém, a porção econômica não é o que interessa aqui, e sim o quão ignorantes e incrédulos os bancos estavam em relação à uma possível crise. Se você não entende de ações e números, isso não é um problema porque o que vale no filme é ter uma noção, mesmo que mínima, do que verdadeiramente acontece no sistema econômico e que não é passado para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário