21 de março de 2016

Demolidor - 2ª temporada





Depois de uma excelente primeira temporada, na qual a Marvel definiu os limites de suas séries pela Netflix, o trabalho da parceria entre as duas produtoras passou a ser o de estabelecer um universo de super-heróis tão elaborado quanto o Universo Cinematográfico da Marvel e que tivesse mesma qualidade. Lógico que, com a primeira temporada de Demolidor e de Jessica Jones, ninguém mais duvida de que eles possam construir algo do tipo. A missão da segunda temporada do Demônio de Hell’s Kitchen era seguir em frente com o arco de Matt Murdock, e construir um terreno para a formação dos Defensores e também para o surgimento de outros Vigilantes e, quem sabe, de outros grupos heroicos.

Como anunciado, o Justiceiro e a Elektra seriam parte desta temporada que, até o seu lançamento, não tinha anunciado um vilão para a série. Um segredo guardado ou uma manobra arriscada? Definitivamente, a Marvel entendeu o que precisava fazer para a segunda temporada de Demolidor. A trama é complexa e amarra muito bem alguns pontos triviais para dar seguimento ao programa pensado. O futuro do Rei do Crime, a maneira como Nova York enxerga o Demolidor, a vida dupla de Murdock... Todas questões muito bem trabalhadas nesta nova temporada.

Alguns tabus estavam envolvidos nesta nova produção. Com a confirmação de que dois personagens da Marvel estariam neste novo ano da série, ficavam muitas expectativas, temores de que pudessem não se encaixar. Dois eram os perigos: fanservice (introduzir elementos para satisfazer os fãs) e as versões cinematográficas anteriores dos personagens. Tenho que admitir que tudo isso foi muito bem administrado. Justiceiro e Elektra estavam no lugar certo no momento certo. Nada de decepções.

Elektra Natchios é uma figura de extrema importância no universo de Matt Murdock. Além de sua conturbada relação amorosa com o Demolidor, os dois lutaram juntos em muitos arcos dos quadrinhos. Havia alguma questão com o visual da personagem que poderia causar um grande falatório. Por um lado, copiar o visual clássico geraria uma série de debates acerca de um visual machista que fora criado há tempos para as HQs. Por outro lado, não utilizar o visual clássico poderia gerar uma quebra de expectativa dos fãs, que, muitas vezes, tendem a ser rigorosos com o material original. A solução foi muito elegante e o visual da Elektra é excelente, melhor até do que o dos quadrinhos. A personagem também aparece em sua mais incrível completude. Não há uma faceta de Elektra Natchios que tenha ficado para trás.

O Justiceiro também aparece em sua mais incrível adaptação. Por mais que seja um personagem meio confuso, não é nada diferente do que se esperaria dele. Frank Castle tem todo o seu arco de vingança trabalhado na temporada, o que é um ponto negativo, se considerarmos que ele pode receber uma série própria, mas um ponto positivo, para que possamos saber o que esperar de sua série solo. Seu visual não poderia ser mais fiel e chega a arrepiar quando ele aparece em sua versão final. Sensacional!


A segunda temporada de Demolidor não é nada menos que surpreendente. Embora tenha diminuído um pouco em sua violência (em comparação ao primeiro ano), não perdeu em nada no seu tom e ainda conseguiu trazer cenas de ação e violência incríveis, tão boas quanto as da primeira temporada. A notícia ruim é que Matt Murdock só deve surgir agora na série dos Defensores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário